Nando Poeta:
Meu nome é Nando Poeta. Sou sociólogo, tenho 61 anos e nasci em Natal. Sou casado, pai de três filhos e avô. Já fui professor da rede privada e da rede pública do Estado de São Paulo, onde lecionava Sociologia. Atualmente, trabalho na Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte e no Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese). Sou cordelista com vários títulos publicados, muitos com temática político-social e um dos organizadores do Ponto de Memória Estação do Cordel.
Iniciei minha militância política no movimento secundarista, na antiga Escola Técnica Federal. Ingressei no curso de Metalurgia, depois passei para o curso de Edificações. Foi nesse período que dei meus primeiros passos na luta estudantil, participando e apoiando uma chapa para o centro cívico. Fui trabalhar então na construção civil, onde tive contato com os operários e suas vivências. Em seguida, entrei para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde conheci o movimento estudantil, no curso de Ciências Sociais. Integrei o Centro Acadêmico do meu curso e participei da ocupação da Reitoria em 1984.
Em seguida, fui para o movimento sindical.Associei-me à antiga associação de professores do RN, APRN, em 1984; depois, fui para o Andes, que era a associação de servidores públicos estaduais. Fundamos o Sinsp, depois o Sinte, do qual fui diretor até 1997. Compus a Executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e, posteriormente, participei da construção da CSP-Conlutas e do Movimento Muda Sinte (MMS). Sou militante socialista há mais de 40 anos, 30 destes no PSTU, desde a histórica Convergência Socialista (CS), organização trotskista que deu origem ao meu partido e a diversas outras organizações de esquerda.