Nando Poeta 16

Nando Poeta:

Meu nome é Nando Poeta. Sou sociólogo, tenho 61 anos e nasci em Natal. Sou casado, pai de três filhos e avô. Já fui professor da rede privada e da rede pública do Estado de São Paulo, onde lecionava Sociologia. Atualmente, trabalho na Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte e no Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese). Sou cordelista com vários títulos publicados, muitos com temática político-social e um dos organizadores do Ponto de Memória Estação do Cordel.

Iniciei minha militância política no movimento secundarista, na antiga Escola Técnica Federal. Ingressei no curso de Metalurgia, depois passei para o curso de Edificações. Foi nesse período que dei meus primeiros passos na luta estudantil, participando e apoiando uma chapa para o centro cívico. Fui trabalhar então na construção civil, onde tive contato com os operários e suas vivências. Em seguida, entrei para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde conheci o movimento estudantil, no curso de Ciências Sociais. Integrei o Centro Acadêmico do meu curso e participei da ocupação da Reitoria em 1984.

Em seguida, fui para o movimento sindical.Associei-me à antiga associação de professores do RN, APRN, em 1984; depois, fui para o Andes, que era a associação de servidores públicos estaduais. Fundamos o Sinsp, depois o Sinte, do qual fui diretor até 1997. Compus a Executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e, posteriormente, participei da construção da CSP-Conlutas e do Movimento Muda Sinte (MMS). Sou militante socialista há mais de 40 anos, 30 destes no PSTU, desde a histórica Convergência Socialista (CS), organização trotskista que deu origem ao meu partido e a diversas outras organizações de esquerda.

| Principais propostas |

Tiago Silva:

Meu nome é Tiago, sou natural de Natal/RN e moro no bairro Bom Pastor, na zona Oeste da cidade. Sou jornalista na Poti Comunicação e estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também sou poeta, escritor, ator e performer. Em 2019, lancei meu primeiro zine, “Sangria”, e tenho contos e crônicas publicados em sites. Faço parte do Movimento Slam Rima Central, que promove batalhas de poesia, e sou um dos fundadores do coletivo LGBTI Auroras.

Conheci o PSTU em 2014, durante o programa semestral de TV (que hoje não temos mais). Esse partido me chamou atenção pela sua defesa de um modelo diferente de sociedade, o socialismo, e então comecei a acompanhá-lo pela internet. Ainda em 2014, nas eleições gerais, votei pela primeira vez para presidente no candidato do partido, Zé Maria à época, e também nos demais candidatos da legenda. E, em 2016, passei a militar organicamente, onde estou até hoje.

O PSTU foi fundamental na minha vida. Foi o partido que ampliou minha visão de mundo. Passei então a entender que meu contexto social não era normal, como morar num bairro periférico estigmatizado e esquecido pelos governos, usar serviços públicos precários e presenciar a violência urbana diária, com vários jovens da minha geração nos deixando. É para denunciar esses problemas da sociedade capitalista e para fortalecer a luta da nossa classe que estou junto com minhas companheiras e companheiros do PSTU nestas eleições.

| Principais propostas |
Tiago Silva 16

CLIQUE EM CIMA E CONHEÇA

ACESSE NOSSAS
PROPOSTAS